De volta para o presente

951 0

Hoje as redes sociais acordaram inundadas de imagens e referências à chegada de Marty Mcfly, vindo do passado novembro de 1989.

E com isso muitos jovens de hoje não faziam ideia do que se tratava, pois já se foram 26 anos desde o sucesso que a trilogia, na época ainda em seu segundo episódio, fez.

Pois bem… Dentre tantas piadas e esperanças de tecnologias previstas no filme, muitas se tornaram realidade, outras ainda estão inviáveis e outras poucas passaram longe…

Vamos fazer um relatório sobre as previsões? Ok… Vamos la!

 

CARROS VOADORES: Certo!

Em uma frase épica, Doc Brown diz: – “Estradas? Para onde vamos não precisamos de estradas!”

Acertou? Talvez por pouco… Hoje voamos cada vez mais… Aeronaves individuais e Drones estão em pleno desenvolvimento… Mas talvez o que mais se assemelha à precisão do filme é o Carro Voador. Ainda protótipo, mas com grandes chances de sucesso nas vendas em breve.

Sem contar que o DeLorean havia sido convertido para eletricidade, o que hoje já é realidade no mercado automobilístico.

 

HOVERBOARD – Skate voador: Quase!

Todos sonhamos com este brinquedo, mas até agora o que conseguimos foi apenas equipamentos caríssimos em laboratórios de engenharia e física de grandes marcas de tecnologia… Existe… Mas não é viável… A roda ainda permanece no topo.

CONVERSÃO DE LIXO EM ENERGIA: Acertou… Mas…

Ainda por culpa dos Cheik Árabes e petrolíferas “quadrilionárias”, as pesquisas e implantação da tecnologia ainda engatinha e somente grandes industrias são capazes de tal milagre.

E segundo informações algumas cidades britânicas como Bristol e Bath já começaram a usar ônibus cujo combustível é feito a partir do tratamento do esgoto e da comida descartada.

 

PLACAS COM CÓDIGO DE BARRAS? Passado!

A tecnologia evoluiu mais do que isso. Códigos QR e selos holográficos farão parte das novas placas a ser implantadas no Mercosul em 2017.

placas-brasil

MODA

Tênis auto ajustável: Melhor!

Apesar da Nike patentear a ideia e lançar edição limitada do tênis do filme, a tecnologia dos tênis de hoje em dia já beiram a insanidade. Contador de passos, cálculo de distância, calorias, velocidade e percurso já são realidade para o consumidor.

http://bit.ly/1GioAog

20150716064245

Roupa com secador interno: Piada, né?

Esse faz parta das gracinhas de Spilberg… Mas falando em tecnologia de tecidos, hoje as malhas esportivas mais modernas praticamente repelem a água e o suor.

http://bit.ly/1Xklm7O

 

Holografias 3D

Ainda não chegou ao ponto do tubarão que sai do topo do prédio e engole Marty a olho nú, mas com o uso dos novos OCULUS RIFT, já estamos parelhos.

10166365646_9d9a2ea50c_b

 

TELAS INTERATIVAS: Bingo!

Estamos vivento a era das telas. Curvas, sensíveis, flexíveis, interativas… Tem tela pra todo gosto… Até transparentes… E com controle de voz.

lg-unbreakable-flexible-smartphone

 

Tudo muito plausível… Mas também houveram alguns erros graves. E o principal deles foi a inexistência dos smartphones.

Em nenhum momento a tecnologia mobile tão inovadora dos dias atuais aparece no filme. Nem mesmo o poder da internet, que na época ainda era recém-nascida e restrita aos militares.

Mas o recebimento de fax no meio da rua, previa a mobilidade das mensagens privadas.

Enfim…. Dentre erros e acertos, a filme se tornou um clássico de uma geração e desconheço alguém que não se lembre de ter assistido duas ou mais vezes, em seus aparelhos de videocassete que gravávamos os programas favoritos em fitas VHS.

Éramos meninos e sonhávamos com esse futuro que estava tão longe, e hoje ele está aqui.

Obrigado Doutor Brown!

lloyd

 

Por ED

Sobre o Autor