Há 27 anos U2 lançava “Rattle And Hum”

1796 0

Há quase 27 anos, o U2 lançava “Rattle And Hum” 

Para os fãs da banda assim como eu, a audição deste disco foi e continua essencial. No meu caso, mesmo após ter escutado centenas de músicas dos filhos de Dublin e ido a dois shows: PopMart Tour (1998) e 360 Tour (2011), continuo idolatrando este nostálgico sexto disco de estúdio. Ele faz a gente aumentar o volume do som e voltar no tempo.

Em outubro de 1988, o U2 lançava o álbum e documentário “Rattle And Hum”. Uma cena panorâmica do que foi a turnê do disco The Joshua Tree (1987), onde o grupo mergulhava profundamente na cultura americana. Apesar do sucesso de vendas o filme foi mal recebido pela crítica e anos depois a banda reconheceu que deixou que o conteúdo tivesse uma importância maior do que deveria.

Mesmo assim, a película dirigida por Phil Joanou não passou despercebida. Em sua maior parte filmada em preto e branco, a gravação mostra o conjunto em seu melhor momento criativo, deslizando e conquistando a América e sendo fã de B.B. King, The Beatles, Elvis Presley, Billie Holiday e do “sir” Bob Dylan.

É bom lembrar também que o filme “Rattle And Hum” levou milhares de pessoas a experiência de um concerto ao vivo dos irlandeses. Em contrapartida, perigosamente empurrou Bono e companhia à superexposição, enquanto trabalhavam no limite da exaustão. No entanto, o material alcançou a marca de 14 milhões de cópias, um excelente número para o período.

Como disse no início do texto, repito: o ponto alto deste disco está na voz do Bono. Até hoje não encontrei comparações. Muito diferenciada. Entendo que só ele pode cantar naquela banda e seu carisma é emblemático. Mas rock sem guitarra é o mesmo que churrasco sem cerveja. Por isso, digo mais: The Edge está para o rock como poucos. Seus riffs parecem descoordenados, mas encontram uma harmonia que só a genialidade lhe permite.

No final das contas e como era de se esperar, vindo de Bono (vox), The Edge (guitar), Adam Clayton (bass) e Larry Mullen Jr. (drums), a qualidade das canções fez a crítica se render e dar destaque ao grupo. O mundo passaria por mudanças importantes dali a exatamente um ano. A música do U2 embalou muitas manifestações por liberdade e deixou sua marca na história.

Muitos devem achar que “Rattle and Hum” na embalagem em vinil, cd ou dvd é simples, mas no interior pulsa com a mais pura energia. Meu coração fica ainda mais rock n´roll tendo a oportunidade de falar destas canções novas para o final dos anos 80 e que agora são eternos clássicos da música mundial.

u2-rattle-and-hum-vinil-lp-album-duplo-copia-promocional-17444-MLB20138721380_082014-O

 

Essa é a minha coleção:

AnNGMQJu6u_sYr14C3AopmAn2yOcYEgIvgtGG8KQJ31o

“Pride (In the Name of Love)” (Live) – U2

 

Where the Streets Have No Name (Live) – U2

 

Por Lucas Fernandes

 

Este post e todo o seu conteúdo são de responsabilidade de LUCAS FERNANDES. O portal Estilo Deles apenas disponibiliza o espaço na plataforma para pessoas que queiram contribuir com textos informativos, de opinião pessoal ou artigos de suas autorias. As imagens ilustrativas são adquiridas de bancos de imagens pagos ou gratuitos, ou fornecidas pelos autores, que se responsabilizam pelo conteúdo, informações e opiniões contidos em seus textos.
Quer ser um colaborador também? Entre em contato: contato@estilodeles.com.br

Sobre o Autor